O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (26), da abertura da II Conferência Diálogos com o Futuro, evento em comemoração aos 125 anos da fundação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Na ocasião, com a presença de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central, Rafael questionou temas como taxa de juros, inflação e questões econômicas sobre a divisão de recursos com os estados e municípios.
O governador destacou a importância do TCE e do evento, que permite a qualificação dos servidores. “Aqui, temos palestrantes renomados para engrandecer ainda mais a sociedade piauiense e qualificar os servidores, para melhor acompanhamento das políticas públicas. Eu tive a oportunidade de tratar aqui com o Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central, sobre esse tema tão importante que afeta todos nós, que é a taxa de juros, a inflação e o câmbio”, aponta Fonteles.
Para Kennedy Barros, presidente do TCE-PI, a II Conferência Diálogos com o Futuro oferece um evento com a discussão dos grandes temas do Brasil. “Na área de economia, saúde, na área do direito, das parcerias público-privadas. Ou seja, o que o tribunal quer é integrar a população, os técnicos e o mundo acadêmico do Piauí em busca da resolução dos grandes problemas da nação por meio de boas políticas públicas. Tudo nesta linha de dar à população, aos técnicos do tribunal, conhecimento sobre um tema tão importante. E o governador, com o nível de conhecimento que tem na área de economia, na área de matemática, seguramente é um parceiro ideal para um debate”, acrescenta o conselheiro.
Conferência Diálogos com o Futuro
A programação da II Conferência Diálogos com o Futuro vai até o dia 30 de agosto, com acesso gratuito. O evento marca a comemoração do aniversário do TCE-PI. Ao todo, serão discutidos diversos temas em seis mesas, que contam com a presença de personalidades de diferentes áreas.
A programação também prevê a participação do procurador do MPC-PI, Leandro Maciel, doutor em Direito pela USP; dra. Ludhmila Hajjar, que é professora da Faculdade de Medicina da USP; Camila Pintarelli, diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública; Francisco Lucas, secretário de Estado da Segurança Público; Luiz Henrique Lima, conselheiro substituto do TCE-MT; e o professor Jonatas Nunes, ex-reitor da Uespi.