Governo inaugura espaço para venda de produtos da agricultura familiar em supermercado nesta quarta (2)


O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), inaugura, nesta quarta-feira (2), às 10h30, a Quitanda Super, uma área destinada para a comercialização de produtos da agricultura familiar em um supermercado de Teresina. O lançamento será na loja do Carvalho Super que fica localizada na Av. Homero Castelo Branco, 1819, bairro Ininga, na zona leste de Teresina. Estarão presentes o governador do Piauí, Rafael Fonteles; a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares; a empresária Van Fernandes, do Grupo Vanguarda, que é parceiro do evento, além de outras autoridades.

A Quitanda Super é uma ação da SAF para dar suporte às cooperativas da agricultura familiar do Piauí a fim de fornecer produtos para a rede de supermercados Carvalho Super, administrada pelo Grupo Vanguarda. A SAF tem intermediado nas articulações com o grupo, que vai oferecer condições especiais na comercialização para os agricultores familiares, visando ao fortalecimento das vendas no início do projeto.

Serão comercializados produtos como mel, castanha de caju, doces, rapaduras, azeite e óleo de coco babaçu produzidos por oito cooperativas da agricultura familiar distribuídas no Piauí. A parceria deve gerar, no primeiro ano, um incremento de R$ 500 mil para a economia do estado, podendo chegar de R$ 2 a 5 milhões já no segundo ano.

No primeiro momento, a Quitanda Super será apenas na unidade da rede que fica na Avenida Homero Castelo Branco, com o objetivo de ampliação até o fim do ano para chegar a 10 cooperativas fornecendo 60 produtos diferentes. Para 2024, a meta é chegar a 15 lojas do Carvalho Super, com 15 cooperativas disponibilizando 150 diferentes produtos oriundos da agricultura familiar.

Produtos da agricultura familiar são comercializados na Quitanda promovida pela SAF

Produtos da agricultura familiar são comercializados na Quitanda promovida pela SAF

Quitanda da Agricultura Familiar

A Quitanda Super é uma etapa do projeto Quitanda da Agricultura Familiar, que iniciou em maio deste ano como estratégia voltada à facilitação da comercialização dos produtos de agricultores familiares. O projeto, que prioriza a venda de alimentos saudáveis e a geração de renda para os agricultores familiares, iniciou com a participação na Feirinha Verde, que ocorre quinzenalmente aos domingos na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e na Quitanda dos Condomínios, que consiste na parceria entre coletivos de produção da agricultura familiar com condomínios, facilitando o contato entre produtores e compradores.