Inscrições para o Sisu encerram nesta sexta (24)


Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que desejam conseguir uma vaga em universidades públicas têm até às 23h59min (horário oficial de Brasília) desta sexta-feira, 24 de fevereiro, para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023.

O resultado do processo será divulgado no dia 28 de fevereiro e o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março.

De acordo com a Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Viviane Carvalhedo, são 6.083 vagas disponibilizadas aos participantes do Enem de todo o Piauí, distribuídas entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). “O momento agora é de buscar uma vaga nas universidades públicas de todo o país. Aqui, no Piauí, são 6.083 vagas disponibilizadas em 3 instituições de Ensino Superior do Estado. Lembrando que até o dia 24 de fevereiro o estudante vai pegar sua nota, calibrar a sua média de aprovação em cada área do conhecimento e, a partir dali, sinalizar o curso que ele pretende cursar, com base na nota de corte”, declara ela.

Com um total de 387.634 candidatos, o Nordeste concentra o maior número de inscritos, representando 40,1% do total de inscritos do país, que por sua vez alcançou 965 mil estudantes que se inscreveram pela disputa de 226 mil vagas nas universidades públicas de todo o Brasil.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da equipe do Pré-Enem, segue com diversas estratégias para proporcionar as condições ideais de realização das provas, seja com aulas on-line ou revisões presenciais. “Nós estamos com metas muito claras do Governo do Estado atreladas não só em relação à oferta de tempo integral, criação e expansão da oferta de educação profissional, mas também com eixo voltado para a inclusão universitária. O Pré-Enem Seduc continua sendo o maior programa de inclusão universitária do país, com frente de reforço, mobilização e preparação para o Enem. Sem esquecer do trabalho que é realizado no dia a dia nas escolas”, completa a superintendente Viviane Carvalhedo.

Como se inscrever

Ao acessar o site do Sisu, o candidato deve selecionar a opção “Fazer inscrição” para ser redirecionado à página de login do Sistema. Para quem já tem uma conta no “Login Único” do Governo Federal, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, basta inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. Caso contrário, é necessário criar uma conta gov.br.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. É vedada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Compete exclusivamente ao estudante certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas para as quais se inscreverá no processo seletivo.

Após as inscrições e divulgação das notas de corte, o candidato selecionado deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 2 a 8 de março, devendo ainda observar os dias, os horários e os locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. Além disso, o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

 

Com informações do MEC



Deixe um comentário