A Coligação “Floriano Cada Vez Maior” (PSD, União Brasil, Progressistas e Federação PSDB-Cidadania), moveu ação de impugnação ao requerimento do registro de candidatura dos candidatos: a prefeito, Marcus Vinicius Malheiros Kalume; e a vice-prefeita, Maria da Guia da Cruz (Daguia de Bela), que fazem parte da coligação “Floriano é do Amor e da Esperança”, na disputa eleitoral pela Prefeitura de Floriano, em 2024.
No caso de Marcus Vinicius, o pedido diz que o candidato não apresentou certidões negativas criminais de 2º grau do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A coligação alega a existência de condenação por ato de improbidade administrativa.
A ação de improbidade administrativa foi ajuizada pelo Ministério Público Federal contra Marcus Vinícius Malheiros Kalume na condição de Secretário Municipal de Saúde de Marcos Parente, Piauí, no ano de 2012, por diversas ilegalidades relacionadas à aquisição de produtos e serviços sem precedente licitação ou procedimento de dispensa, contratação de servidores sem prévio concurso público e procedimentos licitatórios irregulares.
Entre as sanções estão multas e a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 6 anos.
Já contra a candidata a vice-prefeita, Daguia de Bela, o pedido de impugnação decorre da não comprovação da sua desincompatibilização do cargo público que exerce atualmente, uma exigência da lei eleitoral. A vereadora e candidata a vice-prefeita é servidora pública do município de Floriano, lotada na Secretaria Municipal de Saúde e não se desincompatibilizou dentro do prazo exigido.
As ações de impugnação foram protocolas na Zona Eleitoral de Floriano no dia 13 de agosto de 2024.
Fonte: Justiça Eleitoral