Sábado, 26 de setembro de 2026
Portal MPiauí
Todas

Decreto estabelece uso obrigatório de câmeras corporais durante ações policiais no Piauí

14 visualizações
Decreto estabelece uso obrigatório de câmeras corporais durante ações policiais no Piauí

O governador Rafael Fonteles instituiu, por meio de decreto 23.697, publicado na quinta-feira (3), a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por policiais durante ações da Segurança Pública. A medida tem o objetivo principal de proteger os agentes públicos no exercício de suas funções.

A câmera passa a compor o uniforme dos policiais, registrando imagens que permitem maior transparência e controle das atividades operacionais. Possibilita ainda o aprimoramento da produção de provas para apurar eventuais desvios de conduta.

O decreto estabelece ainda que o uso, gestão, armazenamento, preservação, publicidade e divulgação das imagens captadas, vão seguir as regras estabelecidas pelo Ministério da Justiça Segurança Pública. O documento autoriza o governo a estender o uso de câmeras a outras categorias de servidores públicos estaduais.

O financiamento dos equipamentos será feito com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública, parcerias com o Governo Federal, setor privado e dotações orçamentárias específicas.

Notícias Relacionadas