Rafael firma acordo nos EUA para intercâmbio e cooperação sobre transformação digital e transição energética
O governador Rafael Fonteles iniciou, nesta segunda-feira (14), a agenda oficial nos Estados Unidos com a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com a Universidade Estadual de Framingham (Framingham State University – FSU), a primeira universidade pública dos EUA. A instituição está localizada na cidade de Framingham, que abriga a maior parte da comunidade brasileira no estado de Massachusetts.
O acordo possibilita o intercâmbio de professores e alunos da rede pública do Piauí para participarem de programas de extensão em Framingham. Além disso, o MoU formaliza a cooperação e troca de experiências entre a universidade e o Governo do Estado nas áreas de transformação digital e transição energética.

A parceria com a Universidade Estadual de Framingham é mais uma dentre os acordos assinados com instituições focadas em pesquisa – atualmente, o Piauí já tem parcerias com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e com Harvard. No entanto, a FSU apresenta o diferencial de ter um ensino familiar à comunidade brasileira de estudantes e empreendedores nos EUA.

Rafael Fonteles destacou a importância da reunião e do MoU para estreitar relações com a universidade e com o município de Framingham. “Discutimos diversos temas em que podemos cooperar uns com os outros, especialmente nas áreas acadêmica, tecnológica e de transição energética. Então, foi uma reunião importante para estabelecer esse intercâmbio de alunos e professores, além da troca de informações e experiências sobre energias renováveis, que é um tema bastante discutido por aqui e é uma das grandes bandeiras da nossa gestão”, disse o governador.

A reitora da Framingham State University, Dra. Nancy Niemi, se mostrou empolgada com a parceria e falou em agilidade para que o intercâmbio seja posto em prática. “Diversas áreas podem ser trabalhadas e discutidas com essa parceria, principalmente a partir de pesquisas científicas e trocas de experiências. Então, estamos ansiosos para que isso inicie o mais breve possível, para que logo possamos perceber os impactos positivos”, disse a reitora.
O prefeito de Framingham, Charlie Sisitsky, elogiou a apresentação do governador e exaltou a parceria firmada, destacando que a cidade já possui um grande número de brasileiros residentes. “Acreditamos ser um acordo benéfico para ambas as partes na busca por conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento de cada lugar”, destacou o prefeito.
A reunião contou, ainda, com a participação da diretora do Centro de Inovação do Empreendedor da FSU, a brasileira Christy Garcia; e da deputada do Estado de Massachusetts, a também brasileira Priscila Sousa. Acompanharam o governador durante as tratativas o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida; o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; e o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Ellen Gera.

Recepção do Consulado-Geral do Brasil em Boston
Antes da agenda nos Estados Unidos, o governador Rafael Fonteles se encontrou, no domingo (13), com o cônsul-geral do Brasil em Boston, embaixador Santiago Irazabal Mourão, e demais representantes do Consulado. Na oportunidade, a instalação de um escritório do Piauí em Boston esteve em discussão.
Após o encontro, o governador agradeceu o apoio do consulado e se mostrou confiante na busca por novas parcerias ao Piauí. “É gratificante poder representar o nosso estado e ser tão bem recebido por futuros parceiros, cheios de otimismo em relação ao desenvolvimento do nosso estado”, disse Rafael Fonteles.
O embaixador Santiago Irazabal Mourão exaltou o Piauí e as possíveis contribuições do estado ao país. “É um estado importante no que diz respeito à transformação digital, transição energética e ciência e pesquisa. Logo, acreditamos ser uma parceria que pode trazer bons frutos a todos, especialmente aos piauienses”, disse o cônsul-geral do Brasil em Boston.

[ad_2]
Notícias Relacionadas
Polícia Militar forma novos integrantes da tropa de choque do Piauí
Mulheres de Passagem Franca do Piauí recebem serviços do Ônibus Lilás
Secretária da Mulher participa de atividade sobre o Agosto Lilás em Luís Correia