A unidade móvel Ônibus Lilás realizou ação, na manhã desta segunda-feira (24), na comunidade quilombola Laranjo, no município de Betânia. Foram oferecidos serviços de assistência psicológica, social e jurídica, emissão de RG, além de uma roda de conversa sobre o enfrentamento à violência. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança (SSP), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e com a administração municipal.
Durante esta semana, a Sempi estará executando diversas ações em comunidades quilombolas e de terreiros no estado do Piauí, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que é comemorado, nesta terça-feira (25).
A primeira ação foi em Betânia; na terça (25), na Comunidade Contente, em Paulistana; no dia 26, será em Campo Alegre, em Jacobina; no dia 27, na comunidade de terreiro Mãe Carminha d’Oxossi, no município de Picos.
“Estamos nessa ação conjunta, em parceria com outros órgãos do Governo do Estado, na realização de uma agenda referente ao dia 25 de julho, que é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Para essa agenda específica, em parceria com a Sasc e a Segurança Pública, levamos atendimento social, psicológico e jurídico, bem como a emissão de documentos”, disse a diretora Institucional e Ações Temáticas, Ianara Evangelista.