A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio das Diretorias de Gente, Planejamento e do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), lançou, na manhã desta terça-feira (27), o Programa “Cuidar para Proteger”. O objetivo é equilibrar as exigências por resultados com o reconhecimento de que o cuidado integral com os profissionais de segurança é essencial para a manutenção da ordem pública e a proteção da comunidade.
O projeto apresentado para a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Camila Pintarelli, envolve avaliações biopsicossociais para todos os profissionais ativos das forças de segurança pública do Estado do Piauí, além de direcionar para consultas especializadas, conforme necessidade.
“Os profissionais das forças receberão um link da plataforma para realizar cadastro e preencher um questionário, que contemplará os aspectos sociais, biológicos e psicológicos. Após essa etapa o sistema irá classificar os profissionais por nível de risco com validação por médicos e/ou psicólogos. Posteriormente, haverá o direcionamento para atendimentos especializados”, explicou Lana Lima, gerente de Saúde da Diretoria de Gente e Planejamento da SSP.
A diretora de Gente e Planejamento da SSP, Ana Virlânia Nogueira, destacou que o programa surge como uma iniciativa fundamental, voltada para garantir que os profissionais de segurança recebam o suporte necessário para desempenharem suas funções de maneira eficaz e segura.
“Mais do que um reconhecimento das pressões diárias enfrentadas por esses trabalhadores, o projeto representa um compromisso com a saúde física, e mental daqueles que, muitas vezes, arriscam suas vidas em nome da sociedade”, pontuou a diretora.
De acordo com Camila Pintarelli, o programa será integralmente custeado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. “Com esse projeto o profissional é chamado a dar o primeiro diagnóstico sobre si mesmo, com isso, irá ajudar o poder público a melhorar a saúde, tanto física e mental de toda a tropa da segurança. Sem dúvidas, a ação irá revolucionar a forma de diagnosticar, prevenir, cuidar e ajudar os profissionais das forças de segurança”, enfatizou a diretora.
O diretor de Gestão do Sistema Único de Segurança Pública da SSP, Lucas Dantas, ressaltou a importância de um diagnóstico abrangente da saúde física e mental dos policiais, tanto como membros da força, como indivíduos, para que a Secretaria de Segurança possa garantir uma atuação mais eficiente.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatizou que a eficácia das ações das forças de segurança não se limita ao cumprimento de metas, mas depende também do cuidado e valorização de seus profissionais. “O Cuidar para Proteger é mais que um simples projeto, é um compromisso com o futuro da Segurança Pública do Estado do Piauí, garantindo que os agentes sejam tratados com o respeito e a atenção necessária para oferecerem um serviço de qualidade à sociedade”, disse o gestor.