Um jovem identificado apenas como Douglas, foi capturado e amarrado por vigias patrimoniais particulares, na madrugada desta Terça-feira, 20 de Março de 2018, na cidade de Porto-PI, situada na Região da Grande Barras e distante 180 quilômetros ao norte de Teresina. Douglas foi capturado e amarrado em poste no momento em que tentava arrombar um comércio situado no centro da cidade, que como tantas outras do Piauí, estão sem policiais e com suas delegacias sucateadas.
Por volta das 2 horas da madrugada, os vigilantes contratados pelos comerciantes para fazerem a guarda dos seus comércios, já que a polícia é ausente, mesmo eles pagando seus impostos ao Governo do Estado; perceberam que alguém tentava arrombar a parede do “Mercadinho “Paiva”. Eles pegaram e amarraram o assaltante em praça pública. Esta é a terceira vez consecutiva que o Mercadinho Paiva sofre ações de bandidos.
A ausência do Estado na área da segurança pública tem atormentado a vida dos piauienses. Na semana passada um assaltante entrou em um ônibus na cidade de Nossa Senhora dos Remédios, próxima a Porto, e assaltou todos os passageiros, que foram para a delegacia de polícia da cidade e a encontraram fechada.
No Piauí a ação mais forte da polícia é fazer blitz, mas tão somente para apreender veículos com documentação atrasada, como forma de arrecadar dinheiro para as contas do Estado; já que a PM-PI não apresenta nenhum bandido preso através das ações dessas blitz. A sociedade está revoltada nos quatro cantos do Estado do Piauí e para se sentir segura está costumeiramente fazendo justiça com as próprias mãos, amarrando bandidos até que chegue alguém da polícia.
Jornalista editor do Mpiauí. Escritor, Poeta, Cronista, Contista. Titular da Cadeira 12 da Academia de Letras do Vale do Longá (sediada em Barras-PI), da Cadeira 29 de Academia de Letras da Região de Sete Cidades (sediada em Piracuruca-PI), e da Cadeira 03 da Academia Piauiense de Futebol (sediada em Teresina). É membro da União Brasileira de Escritores, apresentador da TV Nils e repórter da TV Tribuna do Nordeste.