Teresina já tem 2,5 mil estabelecimentos notificados por descumprimento de decretos

Em Teresina, mais de 2,5 mil estabelecimentos foram notificados desde o início das fiscalizações para garantir o cumprimento do decreto de isolamento da prefeitura. As abordagens são feitas pela Guarda Municipal e por fiscais das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), e desde a última sexta-feira (3), contam com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com Samuel Silveira, secretário municipal de cidadania, assistência social e políticas integradas (Semcaspi), o reforço da Polícia tem permitido um alcance mais amplo e maior rigor na fiscalização.

“Toda a cidade de Teresina está no planejamento. Habitualmente, recebemos as denúncias, nos deslocamos aos espaços e fazemos a fiscalização quanto ao decreto de isolamento”, destacou.

Desde o último fim de semana, quando teve início a ação conjunta entre PM, Guarda Municipal e SDUs, mais de 100 estabelecimentos que descumpriam as novas regras de funcionamento para combater a transmissão da Covid-19 foram fechados e uma pessoa foi conduzida à Central de Flagrantes por desobedecer o decreto.

Segundo o capitão Monteiro Silva, comandante da Guarda Municipal de Teresina, é necessário que os comerciantes e lojistas atentem para as penalizações, evitando contaminações e prejuízos.

“A multa varia de R$ 1 mil a R$ 3 mil e o proprietário ainda corre risco de perder o alvará. Se a pessoa se recusar a fechar, será conduzida à Central e será feito um TCO (termo circunstanciado de ocorrência). A gente alerta para fechar, porque as aglomerações aumentam o risco e você pode levar pra sua família”, explicou.

Lojas de materiais de construção, depósitos de bebidas, salões de beleza e metalúrgicas, são alguns dos estabelecimentos que descumpriam as determinações.

O comandante reforçou ainda que as fiscalizações também passaram a ser nas principais avenidas da cidade após o novo decreto que restringe a circulação em áreas públicas de lazer e esporte.

“Com esse novo decreto, estamos recomendando que as pessoas evitem caminhadas, evitem aglomerações para diminuir a chance de contaminação”, orientou.

Com informações da Rede Clube