Acusado de esquema criminoso na Educação do Piauí é contratado por Wellington Dias

Um dia depois de anunciar redução temporária de alguns gastos no governo do Piauí por conta da pandemia da Covid-19, o governador Wellington Dias (PT) mandou para a Assembleia Legislativa mais uma grande despesa. O petista Paulo Martins, réu na operação Topique e oitavo suplente, tomou posse nesta quarta-feira (15).

Cada suplente empossado é mais gasto para o Estado, pois o Poder Público tem que bancar o titular, o suplente e seus assessores. Paulo Martins foi empossado por meio de sessão virtual e assume a vaga de Fábio Xavier (PL), que deixou a Assembleia para voltar à Secretaria das Cidades (Secid). A troca é uma manobra política do governador.

Derrotado nas eleições de 2018, Paulo Martins é uns dos alvos da Operação Topique, que investiga um robusto esquema criminoso na Educação do Piauí. Ele era prefeito de Campo Maior, o berço da operação, e foi a partir de um contrato fraudulento na gestão de Martins que a Polícia Federal desencadeou a investigação do esquema criminoso.

A tentativa do governo de passar para a população que está se esforçando para reduzir despesas nesse momento de crise de saúde se esbarra em fatos como a posse de Paulo Martins. Em 2018, os piauienses elegeram 30 deputados estaduais, mas na prática bancam quase 40. Se juntar tanto suplente empossado pelo governador, já é possível lotar uma topique. 

Texto: Política Dinâmica