Guaribas dá a maior votação para Haddad no Brasil: 93%

Berço do programa Bolsa Família, popularizado durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o município piauiense de Guaribas concedeu ao petista Fernando Haddad a maior votação proporcional do país: 93,24%. Na cidade, o candidato conseguiu 2.785 votos; o segundo colocado foi o representante do PDT, Ciro Gomes, com 2,98%, o que lhe conferiu 89 votos.

Concorrente de Haddad no segundo turno, o militar da reserva e deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) conquistou apenas 1,94% dos votos no município, ou seja, 58 votos. Foi um dos piores resultados do candidato em todo o país. No Piauí, os melhores resultados de Bolsonaro foram registrados em Teresina e Parnaíba.

Guaribas possui pouco mais de 4,4 mil habitantes e além de ter sido um dos primeiros municípios selecionados para o programa de complementação de renda, Bolsa Família, ainda foi a cidade ‘piloto’ para o Fome Zero, outro programa que marcou a gestão de Lula, principalmente na região Nordeste.

Outro resultado a se destacar de Haddad no Piauí é no município de Isaías Coelho, onde o candidato do Partido dos Trabalhadores obteve 84,96%. O desempenho do ex-prefeito de São Paulo é melhor nas cidades com menos de 10 mil habitantes, na maioria destas, ele somou mais do que o dobro dos representantes das demais siglas.