Médico Gilberto Albuquerque vai comandar Fundação Municipal de Saúde que passará por reforma

O médico Gilberto Albuquerque será o novo presidente da Fundação Municipal de Saúde na gestão de Dr. Pessoa (MDB). Albuquerque integra a equipe de transição e já começa a receber as informações sobre a situação da saúde na cidade e as medidas urgentes que precisam ser adotadas devido a pandemia.

Uma das medidas, que o novo secretário deverá anunciar ainda em janeiro, é se fecha ou mantém os hospitais de campanha que atuam no tratamento da Covid-19. Atualmente a Prefeitura mantém o Hospital Pedro Balsi na UFPI e o Hospital João Claudino Fernandes no HUT. 

Gilberto já foi diretor geral da Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde trabalhou junto com o Dr. Pessoa e atualmente é o diretor geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV). 

Na definição da equipe, Dr. Pessoa não abre mão de indicar cinco secretarias  que são de extrema confiança e de indicação pessoal: a de Finanças, que será ocupada pelo vice-prefeito Robert Rios, que já foi secretário Estadual de Segurança; a Secretaria de Educação, que será ocupada pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Nouga Cardoso; a Secretaria de Governo, será o ex-deputado estadual Adolfo Nunes; a Secretaria de Comunicação que será ocupada por Arnaldo Ribeiro e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que é o médico Gilberto Albuquerque. 

 Ao assumir, Dr. Pessoa pretende criar a Secretaria de Saúde e colocar a FMS voltada para atenção básica. O médico Gilberto será o secretário da pasta.

Ainda hoje, há a previsão que Dr. Pessoa receba o relatório da transição com a situação financeira e administrativa da Prefeitura de Teresina. 

Nomes apontados como certos no primeiro escalão do prefeito eleito Dr. Pessoa: 

Comunicação – Arnaldo Ribeiro

Educação – Nouga Cardoso

Planejamento – João Henrique Sousa

Administração – Admilson Lustosa

Finanças – Robert Rios

Governo – Adolfo Nunes

Segurança – coronel Nixon Frota

Assistência Social – Liana Lago