Ariane Benigno é a atual secretária de Estado da Administração e Previdência do governo de Wellington Dias (PT). E nesta quarta-feira, 5 de Agosto de 2020, foi condenada por improbidade administrativa, juntamente com o ex-prefeito do município de União, José Barros Sobrinho (PT).
Ela entrou na SEADPREV no lugar de Merlong Solano — que assumiu o mandato de deputado federal do falecido Assis Carvalho. Antes de estar à frente da pasta, Ariane foi secretária de Finanças da gestão de José Barros em União.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, em 2012, os dois juntos realizaram dezenas de movimentações financeiras irregulares em contas de programas federais ligados à Educação. Foram desde pagamentos em cheque sem identificação de destinatários até transferências dos recursos para outras contas de livre movimentação da Prefeitura.
O interessante: José Barros Sobrinho é investigado na Operação Topique, que apura roubo de recursos federais exatamente da Educação relacionadas ao transporte escolar. E o juiz que o condenou agora juntamente com Ariane é o mesmo juiz da Topique: Agliberto Gomes Machado, da 3a. Vara Federal do Piauí.
A decisão condena os dois a pagamentos de multas e inscrição de seus nomes no Cadastro Nacional de Condenados por ato de Improbidade Administrativa (CNCIA).
O juiz entendeu que Ariane e Zé Barros não tiveram o “mínimo de diligência que se impõe no trato com a coisa pública” e agiram notadamente de má fé no uso irregular dos recursos.
O Piauí não tem dado sorte com gestores do PT mexendo com recurso de Educação. E exatamente por isso, para onde Wellington Dias olhe agora, tem Operação Topique perto dele.
Veja a condenação aqui!
1000119-74.2018.4.01.4000 Jose Barros e Ariane.pdf
(*) Fonte: jornalista Marcos Melo, site de notícias Política Dinâmica
Jornalista editor do Mpiauí. Escritor, Poeta, Cronista, Contista. Titular da Cadeira 12 da Academia de Letras do Vale do Longá (sediada em Barras-PI), da Cadeira 29 de Academia de Letras da Região de Sete Cidades (sediada em Piracuruca-PI), e da Cadeira 03 da Academia Piauiense de Futebol (sediada em Teresina). É membro da União Brasileira de Escritores, apresentador da TV Nils e repórter da TV Tribuna do Nordeste.