Sessão Solene da Câmara de Timon homenageia os 15 anos da faculdade IESM

A Câmara Municipal de Timon realizou na tarde da última segunda-feira, 19, sessão solene em homenagem aos 15 anos de instalação da Faculdade IESM (Instituto de Ensino Superior Múltiplo) em Timon. A sessão, que foi uma proposição dos vereadores Henrique Júnior e Socorro Waquim por meio do requerimento Nº 082/2019, destacou o papel inovador do IESM em proporcionar o acesso ao ensino superior no município de Timon e reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelo instituto ao longo destes 15 anos.

A vereadora professora Socorro Waquim ressaltou que “ao longo da sua história o IESM desenvolveu um grande legado de ensino, de pesquisa, de qualidade de vida para a nossa juventude, para a nossa sociedade”. A parlamentar destacou ainda o papel da professora Rosilene Melo nessa jornada pela educação em Timon. “Falar do IESM é falar da vida de uma pessoa que sempre trabalhou por Timon, que é a Rosilene Melo, que tem toda uma história trabalhando em prol da educação. Uma história que se irradiou pelo Maranhão, pelo Nordeste e por todo o Brasil”.

O vereador Helder Kaic disse que “ao falar o IESM, estamos falando de sonhos, pois quantos sonhos foram realizados por conta do IESM”. Helder Kaic lembrou ainda que antes do IESM Timon era completamente dependente de Teresina em relação ao ensino superior. “A coragem do IESM em proporcionar o acesso ao ensino superior em Timon foi pioneira, por isso foi um momento histórico. A faculdade IESM tem sido e é uma benção para todos nós”, concluiu. 

Para a vereadora professora Cláudia Regina o IESM é uma instituição que além do desenvolvimento científico, tem compromisso com o desenvolvimento social. “Por isso fica aqui o nosso reconhecimento para todos os que fazem o IESM, pois a política educacional é um desafio contínuo e uma das políticas mais importantes”.

O presidente da Câmara de Timon, vereador Helber Guimarães, parabenizou a professora Rosilene Melo e afirmou que Timon tem gratidão por tudo o que ela já fez pela cidade. “Em tudo o que fazemos na vida temos que ter a educação como um guia e o trabalho que a senhora fez e faz é muito importante. Por isso, parabéns, de coração, todos nós nos sentimos honrados em recebê-los aqui na Câmara de Timon para reconhecer esse trabalho. Não é só Timon, o país precisa de mais educação e o trabalho de pessoas como o da professora Rosilene Melo é importantíssimo para nosso futuro”.

O professor Cristiano de Assis, diretor acadêmico do IESM fez uma retrospectiva histórica da educação no município de Timon, desde a instalação do Grupo Escolar Urbano Santos, em meados da década de 40, até os dias atuais, para mostrar a importância da educação como um vetor de desenvolvimento. Já a professora Márcia Luizy Melo, diretora geral do IESM, ressaltou que a instituição nasceu de uma demanda carente de ensino superior no município de Timon. “Na época toda Timon dependia do ensino superior de Teresina, o que trazia muitas dificuldades para o timonense. Então a professora Rosilene abraçou esse projeto, sempre com a missão de contribuir com o desenvolvimento de nossa sociedade. E é gratificante para nós fazermos que hoje encontramos profissionais formados pelo IESM, quando nos dirigimos a um posto de saúde, a uma academia, quando vemos gestores públicos, empresários, o que mostra a grande contribuição do IESM”, destacou.

A professora Rosilene Melo destacou a sua gratidão por estar comemorando os 15 anos da instituição. “Somos muito gratos a esta Casa e aos gestores que sempre foram parceiros e agradeço a este espaço para comemorarmos um momento tão especial em nossas vidas. Muito obrigada a todos”.

O vereador Henrique Júnior foi o último a usar a palavra e enalteceu o empenho e a dedicação da professora Rosilene Melo, além de entregar o certificado de voto de louvor à faculdade IESM. “A senhora e sua equipe são exemplos de pessoas dedicadas, que colocam muito amor no que fazem. Das vezes que eu tive a oportunidade de entrar na IESM eu pude sentir a dedicação e o amor que todos tem em estar colaborando com a educação em Timon. Essa instituição fez, faz e continuará fazendo história em nossa cidade, por isso, quero entregar aqui o voto de louvor que aprovamos para a faculdade IESM”, finalizou.