Tropas federais embarcam para o interior para atuar na segurança das eleições

As forças Armadas Brasileiras se preparam para Operação Eleições 2018. Nesta sexta-feira (05), foi realizada a formatura da tropa do Exército Brasileiro e o embarque dos que atuarão na segurança do processo eleitoral em todo o Estado, juntamente como a Polícia Civil, Militar e Rodoviária.

O coordenador da operação no Piauí, o Coronel Cordeiro, Chefe do Estado Maior, esteve presente no evento e explicou um pouco sobre o processo. “Nossa principal missão é garantir o voto e a apuração do mesmo. Aqui no Piauí fomos designados a estar atuando em 134 municípios junto aos juízes eleitorais”, disse.

De acordo com o Major Berti, um ponto que requer atenção na operação é o deslocamento das tropas. “Há um perigo natural nas estradas, as vezes a pressa pode ocasionar acidentes, então estamos tomando bastante cuidado na ida aos municípios e teremos também na volta. Não havendo nenhum problema retornaremos na segunda”, conta.

Ao todo, o Estado receberá 1.500 homens das Forças Armadas, que atuarão sob o comando dos juízes eleitorais de 39 zonas. Foram destacados reforços de quatro batalhões no Estado: 2ª BEC de Teresina, 25º BC de Teresina, 3º BEC de Picos e 4º BEC de Barreiras.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as tropas deverão atuar somente nos municípios para onde foram direcionadas e que a votação pode ser impugnada em cidades onde os militares atuarem sem autorização.