TSE suspende a veiculação de propagandas do PT em que LULA aparece como candidato

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Sérgio Banhos, mandou suspender a veiculação de propagandas do PT na televisão nos casos em que, para o magistrado, confundem o eleitor ou não expliquem que Luiz Inácio Lula da Silva não é o candidato do partido à presidência da República.

A decisão do ministro, que atende pedido de liminar feito pelo Partido Novo, estipula ainda multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento.

Na propaganda questionada, do tipo inserção – exibida durante a programação – Lula aparece nos dez segundos iniciais exaltando o seu governo, seguido de Haddad, que fala de “trazer o Brasil de Lula de volta”.

Cabo eleitoral

Mas Lula está presente em muitos momentos na propaganda eleitoral, não só na TV. O petista aparece ainda em peças impressas, vídeos na internet, e em discursos, falas durante entrevistas.

No Piauí não é diferente. Além do governador Wellington Dias, outros nomes de sua coligação majoritária usam a imagem de Lula na propaganda, como o senador Ciro Nogueira, e o deputado Marcelo Castro. Na propaganda dos candidatos na disputa proporcional, Lula aparece pedindo voto para petistas.

Aparece ainda com seu nome ou foto no canto da tela, acompanhado do número do PT.