TSE tenta barrar impacto negativo do WhatsApp nas eleições

O impacto do uso do WhatsApp nas eleições 2018 será discutido por meio de videoconferência com integrantes do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que avaliaram que o aplicativo foi utilizado de forma indevida por grupos de usuários – não identificados – no primeiro turno das eleições.

“Houve preocupação, em especial, com conteúdos veiculados com o intuito de abalar a confiança do eleitor nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral brasileiro. Vídeos amplamente disseminados na plataforma sugeriram a possibilidade de fraudes no pleito”, divulgou o TSE.

As denúncias de supostas fraudes foram encaminhadas a Polícia Federal que anunciou ações com intuito de investigar e coibir crimes relacionados as eleições deste ano.

A video conferência com integrantes do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições e representantes do WhatsApp, direto da Califórnia acontece na tarde desta terça (16).

Foram convidados para participar do evento representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Ministério Público Eleitoral, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da SaferNet Brasil.

A próxima reunião do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições está marcada para o dia 22 de outubro, na sede do TSE, em Brasília.