W.Dias entrega carta a Bolsonaro; texto admite necessidade de reforma previdenciária

ENCONTRO DE GOVERNADORES

W.Dias entrega carta a Bolsonaro; texto admite necessidade de reforma previdenciária


PUBLICADO EM14.11.2018 – 12H06ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM14.11.2018 – 12H24

COMPARTILHAR

Na carta entregue por Wellington Dias (PT) a Jair Bolsonaro (PSL), em nome do Fórum dos Governadores do Nordeste, o grupo admite a necessidade de discutir soluções para o déficit da previdência nos estados, e ainda manifesta concordância com medidas para reformar o sistema previdenciário brasileiro. O documento de três páginas trata ainda de ações integradas de combate à violência e implantação do Fundo Nacional, equilíbrio fiscal, liberação de empréstimos para investimentos, e ainda lista uma série de programas e obras consideradas pautas primordiais para o desenvolvimento da região.

“Ponto importante a ser trabalhado é a necessidade de aprimorarmos os mecanismos de sustentabilidade dos regimes próprios de previdência social dos estados da região”, diz a carta, ponderando para a discussão em torno de uma solução que não penalize os mais pobres e as mulheres. “Portanto, existe concordância com a necessidade de implantar medidas para reformar a previdência”, completa.

A carta dá bastante ênfase ainda ao equilíbrio fiscal para retomada do crescimento. “Chamamos atenção, também, para a importância do diálogo sobre as receitas públicas, com a redução da taxa de juros, além de medidas de combate à sonegação fiscal e de justiça tributária. É necessário minimizar o grave problema fiscal do pacto federativo brasileiro”, traz o texto que também chama atenção para o “oportuno” momento de se rediscutir a partilha a modo que promova ” desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

28% para Ciência e Tecnologia no Nordeste

Destacando programas nacionais na área de energias renováveis e eficiência energética, gestão da água, ampliação da oferta de internet, e ainda agricultura familiar e empreendedorismo de ambientes de inovação, os governadores fazem um apelo para que pelo menos 28% dos investimentos anuais em Ciência, Tecnologia e Inovação sejam destinados à região nordeste.

Investimentos e obras

Ao final da carta, o grupo pede uma agenda específica com o presidente eleito para tratar de pautas em comum. E numa lista de ações prioritárias, os governadores destacam a importância da liberação de empréstimos para investimentos nos estados, a bem da geração de emprego e renda, para a redução da desigualdade no Nordeste.