Wellington reúne secretariado para tratar de metas e discutir ações prioritárias

O governador Wellington Dias (PT) se reúne no início da tarde desta terça-feira (07/05) no Palácio da Cultura, no Centro de Teresina, com sua equipe de secretários, para traçar metas e orientar sobre o início dos trabalhos. Um dos focos do encontro é definir uma carteira de ações e obras prioritárias, e traçar um plano de implementação destas medidas.

— A agenda tem por objetivo já orientar sobre o trabalho para esse primeiro momento, em que vamos, em cada uma das equipes, ter uma determinação de fazer um apanhado de todos os projetos que temos. O que está pronto para inaugurar e fazer uma agenda de inauguração, o que está em andamento, que providências podemos tomar para poder garantir  a conclusão de obras, equipamentos, de programas e ações que são importantes — destacou W.Dias em entrevista concedida minutos antes do início da reunião.

Lembrou que muitas das áreas do governo terão de passar por um período de transição, e faz-se necessário o diálogo para a complementação de medidas tomadas no início do ano. Um planejamento que ajudará o estado a garantir condições de equilíbrio financeiro.

— Teremos como resultado as condições de equilíbrio do estado, de cuidar do passado, mas olhar para frente. E trabalhar as condições de investimento — explica.

Investimento que, segundo Wellington, precisa vir através de parcerias com a União, por meio de convênios, das condições de financiamento e operações de crédito, por meio de receitas próprias e também apostando na modalidade de Parcerias Público-Privadas.

— E temos a tarefa de atração de investimentos puramente privados para áreas de grande potencial (…) Quando a gente prioriza obra numa região de turismo, numa região que tem potencial para irrigação, para energia eólica, solar ou para produção de caju, ou mel de abelha… Quando fazemos investimentos nestas regiões, claro que as condições do privado investir ali fica bem melhor e isso multiplica os investimentos — conclui.

A reunião contou com a presença da vice-governadora Regina Sousa, do secretário de Governo, Osmar Júnior, do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, dos gestores da Saúde e da Educação, respectivamente, Florentino Neto e Ellen Gera, além dos demais secretários e diretores de órgãos e coordenadorias.