Zito anuncia Margarete após ter candidatura indeferida

Em um vídeo divulgado na noite dessa segunda-feira (26), o agora ex-candidato a prefeito da cidade de Água Branca João Luís Lopes de Sousa, Zito, fez o anuncio oficial da esposa, Margarete Pimentel, como candidata a prefeita do município pelo Republicanos. O anúncio foi feito poucas horas após a Justiça Eleitoral indeferi a candidatura do ex-prefeito.

“Povo de Água Branca quero anunciar a Margarete do Zito como candidata a prefeita do 10. Ela me substitui nesse momento, porque eu tive a minha candidatura indeferida, mas não mudou nada, o sentimento do grupo é o mesmo, lutar e lutar para sair um vencedor no dia 15 de novembro com o número 10”, disse o ex-candidato Zito ao lado de diversos apoiadores.

A candidatura do ex-prefeito Zito foi indeferida pelo juiz eleitoral José Eduardo Couto de Oliveira, da 52ª Zona Eleitoral.

Entenda o caso

A ação de impugnação de registro de candidatura de Zito foi ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), através de sua Comissão Provisória do Município de Água Branca, representada por sua Presidente, Sra. Luziane Pereira do Nascimento Lima,  alegando que ele exerceu o mandato de prefeito de Água Branca, no período compreendido entre 2009 e 2012, quando teve suas contas pertinentes ao FUNDEB reprovadas por julgamento, com trânsito em julgado, proferido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e confirmado pela Câmara Municipal de Vereadores. A decisão foi dada nessa segunda-feira (26).

O candidato apresentou defesa à impugnação ao registro de candidatura afirmando que a irregularidade não configura ato doloso de improbidade e que a decisão encontra-se suspensa por determinação do Poder Judiciário.
Na decisão, o juiz reconheceu a competência do TCE para julgamento das contas do FUNDEB com seu consectário legal em caso de reprovação, qual seja a inelegibilidade.