Prefeitura constrói canaleta coberta na Homero Castelo Branco para minimizar impacto aos veículos

Obras de drenagem na Homero Castelo Branco (Foto: Ascom/ETURB)

A obra de drenagem na avenida Homero Castelo Branco segue a todo vapor. Nesta semana, as equipes estão construindo a canaleta coberta, cruzando a via. Por este motivo, o trânsito está bloqueado entre a avenida Jóquei Clube e a rua Napoleão Lima, na zona leste.

A obra está sendo executada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) e é fundamental para reduzir os alagamentos no local, pois evitará o acúmulo de água na superfície da via.

“Vamos alargar a sarjeta para melhorar o fluxo de água. Estamos fazendo um sistema com grelha, que atua como um filtro, impedindo que materiais sólidos obstruam o sistema de drenagem, o que poderia causar entupimentos e problemas de escoamento. Além disso, a grelha também tem a função de evitar acidentes, servindo como uma superfície antiderrapante para pedestres e veículos”, explica o diretor de Asfalto da ETURB, Juca Alves.

Segundo ele, o mesmo sistema foi feito na avenida Dom Severino, no ano passado, e solucionou o problema.

Essas canaletas são projetadas para direcionar a água aos bueiros e galerias, que transportam essa água para fora dessa região. O diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira, acrescenta que a Prefeitura optou por construir uma canaleta coberta, para minimizar o impacto nos veículos que transitam pela via.

“Nesse caso, optamos por uma canaleta coberta para que não cause tanto impacto aos veículos. Essa estrutura é utilizada em áreas onde há um tráfego intenso de veículos, como vias rápidas, estradas, pontes ou túneis, e tem como objetivo principal proteger e guiar os veículos de maneira segura. Além disso, ela também protege os pneus e as rodas dos veículos de possíveis danos causados por buracos, desníveis ou outros obstáculos”, informa o diretor-executivo.

Segundo o presidente da ETURB, João Duarte, o transtorno no trânsito será breve. “Na primeira fase, para não atrapalhar o trânsito, estávamos apenas construindo as sarjetas do lado direito. Ontem (3), iniciamos a canaleta cruzando a via e, por isso, o trânsito foi bloqueado. Mas esse transtorno será por pouco tempo, até quinta-feira (6), pretendemos liberar a via e daremos início à construção da sarjeta do outro lado da avenida”, frisa.

O serviço completo deverá ser concluído ainda neste mês de julho.

“Um sistema de drenagem adequado coleta e transporta a água das chuvas de forma eficiente, evitando o acúmulo excessivo de água em áreas urbanas. Isso ajuda a prevenir enchentes e alagamentos, minimizando danos às infraestruturas, propriedades e preservando vidas. Em resumo, melhora a qualidade de vida da nossa população”, enfatiza o presidente da ETURB, João Duarte.