Prefeitura de Água Branca realiza coleta de embalagens de agrotóxicos

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou, neste sábado (3), a coleta seletiva de embalagens vazias de agrotóxicos. Além de obedecer à lei e proteger o meio ambiente, a coleta é uma forma de conscientizar empresários e lavradores sobre o descarte correto dos recipientes.

A ação, que aconteceu em frente ao Mercado do Produtor de Água Branca, contou com a parceria do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – Adapi e Associação do Comércio Agropecuário do Piauí – Acapi.

“O objetivo maior é fazer o recolhimento das embalagens vazias, estimulando o agricultor e os empresários para que façam a devolução dessas embalagens, como forma de proteção ao meio ambiente, e também ao usuário”, explica o coordenador regional do INPEV, Harthimes Gomes.

Para o secretário de Meio Ambiente de Água Branca, José Sales, este momento é de suma importância para todos. “Este recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é uma ação que complementa o trabalho realizado pela gestão e reforça as campanhas educativas que tem como foco conscientizar a população, empresários, agricultores no uso e descarte corretos desses insumos. Agradecemos aos órgãos parceiros por ajudarem na campanha, ao secretário de Agricultura, Tupinambá Portela, e à equipe da Secretaria de Meio Ambiente”, diz José Sales.

A coleta segue uma determinação nacional, regida pela lei 9974/2000 e decreto 4074/2002, que estabelecem as obrigações de agricultores, distribuidores, fabricantes, indústria e empresários na reciclagem dessas embalagens. Em Água Branca, as secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estavam à frente da coleta.

 

 

%d blogueiros gostam disto: