A Prefeitura de Teresina, representada por dois servidores da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, encerra hoje (6), sua participação na segunda edição do UrbanShift Academia da Cidade na América Latina, um evento que reúne participantes de mais de 30 cidades para treinamentos sobre soluções baseadas na natureza e planejamento integrado de ações climáticas. O evento acontece em San José, Costa Rica, e teve início no dia 4 de Julho.
Durante o evento, os servidores da Prefeitura de Teresina apresentaram algumas ações do município, como projetos do Parque Ambiental do Mocambinho, a reforma no Encontro dos Rios e a obra de revitalização da Praça dos Orixás, situados na zona Norte da capital. “O painel em questão teve como objetivo trocar experiências sobre problemas no seu país resolvidos com soluções baseadas na Natureza”, explicou a servidora Pâmela Basílio.
“Pude participar de uma mesa redonda que teve como intuito principal discutir as ações que estão sendo executadas em diferentes regiões do mundo.Foi uma troca de experiências e aprendizados que nos fez crescer muito enquanto agentes transformadores. Essas trocas são extremamente necessárias para que possamos estar sempre nos atualizando e trazendo ainda mais soluções sustentáveis para Teresina”, complementou Pamela Basilio.
Cerca de 80 representantes de mais de 30 cidades da Argentina, Brasil, Costa Rica e México, além de governantes nacionais, participam dos treinamentos. Durante três dias, os servidores Leonardo Madeira e Pâmela Basílio, ouvem especialistas sobre o uso de infraestrutura verde e a promoção da biodiversidade para criar cidades mais resilientes e prósperas, além de planejamento estratégico para ação climática.
“Essa é uma ótima oportunidade para a Prefeitura de Teresina difundir o trabalho que vem sendo desenvolvido em nossa cidade. Abordamos projetos que podem servir de exemplo para os colegas gestores de outros países, assim como estamos absorvendo muito das experiências que vêm sendo executadas por eles”, frisou Leonardo Madeira, coordenador do Departamento Agenda Teresina 2030.