Nesta quinta-feira (17), a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte, recebeu os representantes do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para fechar parceria entre os órgãos durante o processo de inscrições do programa.
O projeto surgiu em 2007 com a parceria do Ministério da Educação por meio dos Institutos Federais e órgãos públicos, com o intuito de oferecer educação e formação profissional para mulheres em situação social desfavorecida. Com essa parceria, a SAAD Norte de Teresina e o IFPI unem forças para fornecer às mulheres feirantes as habilidades e os conhecimentos necessários para aprimorar seus negócios e melhorar suas condições de vida.
O coordenador do Programa Mulheres Mil do IFPI, Prof. José Marconi, explica a importância da parceria e como o projeto tem atuado na formação de mulheres de pequenas comunidades.
“Estamos em busca de estabelecer uma parceria entre o órgão e o nosso programa, visando um maior alcance no número de inscritas no curso para aperfeiçoamento para mulheres de comunidades mais vulneráveis. Nossa capacitação vai ser voltada para micro empreendedores que será praticado no IFPI central pelo horário da tarde e será fornecido refeição”, explica José.
Patrícia Santos, Engenheira Civil do Planejamento Estratégico da SAAD Norte, explica o papel do órgão na parceria com o Programa Mulheres Mil.
“O IFPI veio com essa proposta do Mulheres Mil, e já vamos começar com a capacitação das mulheres feirantes do Parque Brasil, mas claro que vamos tentar abranger todas as mulheres que trabalham com feira na zona norte. E essa cooperação ganha importância, pois corresponde ao nosso objetivo de número 8 do nosso planejamento estratégico, que visa oferecer cursos de capacitação para a comunidade da região”, conclui Patrícia.
A partir de agora, a SAAD Norte por meio das assistentes sociais da Gerência de Habitação (GHAB), passam a contribuir com o IFPI no processo de inscrição de feirantes da zona norte no programa.