Semarh participa de encontro sobre combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca


Nos dias 2 e 3 de agosto a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI) foi representada na reunião de alinhamento de pautas estaduais às pautas nacionais relacionadas ao Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. A auditora fiscal ambiental Aline Lima representou o Piauí no evento, que foi promovido pelo Departamento de Combate à Desertificação, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Petrolina (PE).

Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas no Piauí relativas ao tema, bem como o planejamento de ações em nível nacional, no qual a Semarh está envolvida. A reunião fez parte da programação do evento Semiárido Show, que consiste numa grande feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro.

De acordo com Aline Lima, a participação da Semarh no evento foi de extrema importância para o alinhamento do trabalho desenvolvido em nível estadual ao trabalho realizado nacionalmente e também para definir a linha de ação. “O combate à desertificação é uma pauta que desperta preocupação em nível mundial”, ressaltou. “E o Piauí tem sido parte desse importante trabalho, como um ator essencial no processo, uma vez que a desertificação tem avançado em razão das mudanças climáticas e do uso excessivo e desordenado do solo”, completou a auditora da Semarh.

As ações relativas a esta ação compõem um dos 16 compromissos coordenados pela Semarh, presentes no Plano de Gestão do Governo do Piauí. Trata-se da meta 15, que diz respeito à “Revitalização do Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas (NUPERADE) e atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação do Piauí – PAE”.