O Governo do Pstado irá mudar a proposta do decreto para liberar as atividades econômicas, no entanto, endurecer as fiscalizações e adotar o “toque de recolher” como vem ocorrendo em outros estados. As medidas são para barrar a transmissão da Covid-19 e reduzir as internações na rede hospitalar que chega a mais de 80%.
O Mpiauí obteve informação que o governador Wellington Dias (PT) está dialogando com vários setores e resolveu mudar itens do decreto, que seria publicado ontem.
A nova proposta é de endurecer na fiscalização e limitar a circulação de pessoas entre às 23h e 5 h da manhã, numa espécie de toque de recolher para coibir as festas clandestinas que estão ocorrendo em Teresina e interior do estado.
As festas em sítios, bares e residências estão contribuindo para o aumento de casos da Covid-19 e as internações nos hospitais.
Lockdown somente no final de semana
Outra ideia que o governador está conversando com os empresários é adotar lockdown somente no final de semana como ocorria no ano passado. Fechar serviços que não são essenciais e manter os serviços essenciais como supermercado, farmácias e setores da saúde.
Reunião com os setores
O governador está pessoalmente conversando com os setores durante todo o dia para homologar a proposta. Às 18h haverá uma reunião com o COE (Comitê de Operações Emergenciais) ampliado com a presença das instituições.
Membros do governo estão, ao longo de todo o dia, dialogando com vários setores, considerando os riscos e as diversas situações de cada ambiente.
“Novas medidas somente serão anunciadas oficialmente após esta reunião do COE ampliado. É importante ressaltar que novas ações mais rígidas que podem ser tomadas, tem como objetivo evitar o colapso na saúde e interromper o ciclo de transmissão do vírus no estado. A prioridade será sempre salvar vidas”, diz nota do governo.
Jornalista editor do Mpiauí. Escritor, Poeta, Cronista, Contista. Titular da Cadeira 12 da Academia de Letras do Vale do Longá (sediada em Barras-PI), da Cadeira 29 de Academia de Letras da Região de Sete Cidades (sediada em Piracuruca-PI), e da Cadeira 03 da Academia Piauiense de Futebol (sediada em Teresina). É membro da União Brasileira de Escritores, apresentador da TV Nils e repórter da TV Tribuna do Nordeste.