A Eletrobrás Piauí começa nesta sexta-feira (14) um mutirão contra a inadimplência e fraudes no desvio de energia elétrica em Água Branca. A companhia anuncia ter triplicado o número de equipes para fiscalização e corte do fornecimento. Em contrapartida, oferece condições para pagamento de débitos sem multa.
De acordo com comunicado divulgado para a imprensa, consumidores com contas vencidas até o dia 4 de dezembro poderão fazer o pagamento à vista, sem juros, multa ou correção monetária, até o dia 28 do mesmo mês.
Para reportagem da TV Cidade Verde no dia 16 de novembro, a Eletrobrás Piauí estimava que 200 mil consumidores estavam com pelo menos três faturas em atraso.
O abatimento de multa e o corte por inadimplência serão aplicados tanto para consumidores residenciais como comerciais, industriais e rurais em todo o Piauí.
Em Água Branca a operação conta até com ajuda da policia federal, está sendo realizado um pente fino em todas as casas e comércios das cidades em busca de alguma irregularidade.
É presente ainda no estado do Piaui principalmente em cidades do interior, um grande numero de casos de roubo de energia elétrica, o famoso “GATO”. A empresa não vai tolerar qualquer tipo de violação neste sentido e qualquer estabelecimento ou residência que for notificado com alguma ocorrência como esta estará sujeito as penas da lei.
Mas, encontra partida, alguns moradores, estão se queixando da forma como a operação vem sendo realiza em algumas residências, segundo informações de um morador da Av. José Miguel que não quis se identificar, ao chegarem em sua residência os funcionários da Eletrobrás, realizaram um pente fino em busca de alguma irregularidade, aos olhos da Eletrobrás, um belo trabalho, mas aos olhos dos consumidores, um péssimo serviço, pois os funcionários ao realizarem o serviço, não deixa o local do jeito que encontraram.
O morador reclama de que o forro de sua casa foi quebrado, e que algumas telhas também foram quebras. Agora ele pergunta. Quem vai arcar com estes prejuízo? “Assim como a Eletrobrás tem o direito de entrar em uma casa e ver se não existe irregularidade, ele também tem o direito de entregar o imóvel, seja ele residencial ou comercial do jeito que encontrou”, disse o morador insatisfeito.
Na casa em questão não foi detectado nenhuma irregularidade. Diz ainda o morador que tomara as providências legais cabíveis a fim de ser reparado os danos causados.
Segue abaixo relatório deixado pela eletrobras na casa do consumidor em questão: