A Associação Piauiense de Municípios – APPM anunciou que 65 municípios piauienses foram contemplados na 1ª e 2ª fases do projeto ‘Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento’. O projeto é capitaneado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o apoio do Sebrae Nacional e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Ele beneficia famílias carentes de todo o Brasil com cestas básicas.
Em todo o Brasil, nessas duas, das três fases previstas para o projeto, foram beneficiados, até o momento, 376 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo (30) e baixo (346), pré-requisito para participar do projeto – cuja iniciativa partiu de proposta feita pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em decorrência da crise econômica trazida pelo novo coronavírus.
No Piauí, o projeto Prato Cheio beneficiou 23.575 famílias, até o momento. Em todo o país, mais de R$ 10 milhões já foram arrecadados e 200.450 famílias foram contempladas, bem como mais de 350 pequenos negócios. O presidente da APPM, Jonas Moura, membro do conselho fiscal da CNM, destaca a importância da iniciativa para ajudar as famílias mais vulneráveis.
“Nós, gestores municipais, temos enfrentado as dificuldades provocadas pela pandemia, sobretudo na saúde, no atendimento à população carente, na economia. Os programas públicos são fundamentais para a proteção dessa população e o projeto da CNM e parceiros vem nesse sentido, colaborando com os gestores para ajudar as pessoas mais necessitadas”, pontua.
Mais municípios serão contemplados na 2ª fase, que ainda está em andamento (1.315, ao todo), e na 3ª fase (2.054). As doações físicas e jurídicas para o projeto são depositadas em uma conta da Fundação Banco do Brasil (FBB). As informações sobre o projeto Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento estão disponíveis na página www.pratocheio.cnm.org.br.
Os municípios contemplados no Piauí são:
- São Francisco de Assis do Piauí
- Caxingó
- Betânia do Piauí
- Cocal
- Cocal dos Alves
- Assunção do Piauí
- Acauã
- Alagoinha do Piauí
- Aroeiras do Itaim
- Batalha
- Belém do Piauí
- Bom Princípio do Piauí
- Bonfim do Piauí
- Brejo do Piauí
- Cajueiro da Praia
- Campinas do Piauí
- Campo Alegre do Fidalgo
- Campo Largo do Piauí
- Caracol
- Caraúbas do Piauí
- Caridade do Piauí
- Coronel José Dias
- Currais
- Curral Novo do Piauí
- Dom Inocêncio
- Domingos Mourão
- Flores do Piauí
- Floresta do Piauí
- Gilbués
- Guaribas
- Itainópolis
- Jacobina do Piauí
- Jaicós
- Joaquim Pires
- Joca Marques
- Lagoa Alegre
- Lagoa de São Francisco
- Lagoa do Barro do Piauí
- Lagoa do Sítio
- Luís Correia
- Luzilândia
- Massapê do Piauí
- Miguel Alves
- Morro Cabeça no Tempo
- Morro do Chapéu do Piauí
- Murici dos Portelas
- Nossa Senhora dos Remédios
- Novo Santo Antônio
- Padre Marcos
- Paquetá
- Pau d’Arco do Piauí
- Pavussu
- Porto
- Queimada Nova
- Riacho Frio
- Ribeira do Piauí
- Santa Filomena
- São João da Fronteira
- São João do Arraial
- São José do Piauí
- São Miguel do Fidalgo
- Sebastião Barros
- Tamboril do Piauí
- Vera Mendes
- Wall Ferraz