90% da população em situação de rua em Teresina são beneficiárias do Bolsa Família

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), divulgou nesta segunda-feira, (04), que 90% das pessoas em situação de rua em Teresina estão inseridas no Cadastro Único e beneficiadas com o Programa Bolsa Família. O cadastramento e atualização para a população em situação de rua acontece no Centro Pop, situado na sede do Centro de Valorização para População em Situação de Rua.

Os dados foram informados pela Gerência de Programas de Transferência de Renda (GPTR), que informou que Teresina possui um total de 934 pessoas em situação de rua inseridas no Cadastro Único e deste número, 835 estão recebendo o benefício do Bolsa Família.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a criação do Centro de Valorização para a População em Situação de Rua, ocorrida em agosto de 2021, contribuiu para facilitar o acesso e centralizar os serviços para esse público.

“A população em situação de rua de Teresina está recebendo o Programa Bolsa Família. Isso se deve, principalmente, ao Centro Pop, que tem um entrevistador social exclusivo para inserir esse público no Cadastro Único. É importante deixarmos claro que a inclusão não garante o recebimento, mas já garante que a pessoa esteja devidamente cadastrada e dê a oportunidade dela pleitear o benefício do Governo Federal”, destacou.

Lisboa Oliveira, coordenador da Gestão de Benefícios do Programa Bolsa Família/ Semcaspi, explica que para ter acesso é necessário acionar o Centro Pop e levar a documentação exigida.

“É importante que nesse processo, a pessoa em situação de rua tenha a documentação mínima exigida: RG, Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e o Título de Eleitor. Caso não tenha, o Centro Pop dá todos os direcionamentos para que ela tenha acesso a essa documentação e prossiga com a inclusão no Cadastro Único para pleitear os programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família”, orientou.

Situação sem Bolsa Família

Das 934 pessoas em situação de rua inseridas no Cadastro Único, 99 não são beneficiárias do Bolsa Família, o que representa 10% do total. “Vale ressaltar que há motivos diversos, que fazem com que a pessoa em situação de rua deixe de ter acesso ao benefício. Dentre eles, alguns se emanciparam, ou conseguiram o BPC (Benefício de Prestação Continuada), outros estão trabalhando de carteira assinada, e ainda tem os que não sacaram o benefício por motivos de comunicação complexa, já que eles não têm lugar fixo ou mesmo por falecimento”, afirmou Lisboa Oliveira.

90% da população em situação de rua em Teresina são beneficiárias do Bolsa Família. Foto: Ascom/Semcaspi