Desde janeiro de 2005 até hoje as duas últimas administrações de Água Branca receberam 76,1 milhões de reais referente a recursos transferidos pelo Tesouro Nacional, Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Este gigantesco aporte de recursos foi destinado ao município para garantir a qualidade do ensino através do FUNDEB, dos serviços de atendimento médico através do SUS, implementação de programas da educação como transporte do escolar, merenda escolar, ensino de jovens e adultos, dentre outros.
Se computados outros recursos financeiros oriundos de emendas orçamentárias da união e de convênios celebrados com o governo estadual, este total ultrapassa facilmente os cem milhões de reais.
Para garantir serviços como o transporte do escolar, merenda escolar, conservação de prédios escolares, dente outros serviços ligados ao ensino fundamental, a prefeitura recebeu diretamente do Ministério da Educação a imprtância de 2,9 milhões de reais.
Para o FUNDEB do município, responsável pelo pagamento dos salários do professores, aquisição de material de apoio, garantia da qualidade das condições de trabalho em sala de aula entre outras atribuições, foi transferido para o município o aporte de 20,1 milhões de reais.
Para a conta única do município, o Tesouro Nacional transferiu através do Banco do Brasil relativo ao Fundo de Participação dos Municípios devido a Água Branca, mais 30,5 milhões de reais. Dinheiro destinado a manutenção de serviços como limpeza pública, conservação do patrimônio público e investimento em obras prioritárias para a população.
22,5 milhões foi o montante financeiro enviado pelo Ministério da Saúde através da Fundação Municipal de Saúde, diretamente do governo federal para a conta do Fundo Municipal de Saúde de Água Branca. Estes recursos destinam-se ao atendimento de dezenas de programas ligados à saúde, dentre eles o Programa de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e outros mantidos através do Sistema Único de Saúde.
Tamanha bolada de dinheiro pode ser confrontada com as realizações das administrações do período que precisa refletir avanços conquistados, melhorias alcançadas e em que nível de qualidade os serviços essenciais se encontram após a chegada de tanto dinheiro.
Os valores apresentados nesta matéria podem ser comprovados nos sites de domínio público do Banco do Brasil, FNDE, Tesouro Nacional e Ministério da Saúde.
CLICK E VEJA O QUADRO RESUMO DOS RECURSOS RECEBIDOS
Por Aurélio Alencar.