W.Dias anuncia estágios para 5 mil estudantes da UESPI nas PPPs do Piauí

O governador Wellington Dias assinou convênio com as empresas que atuam em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e prometeu que vai oferecer 5 mil vagas de estágios para estudantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Durante a reunião com o Conselho Gestor de PPPs, na manhã de segunda-feira, no Palácio do Karnak, foi assinado o termo de cooperação entre as concessionárias e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançando o Programa Parceria para o Futuro, que visa integrar a academia por meio dos estudantes, dando a eles oportunidades para que possam trabalhar e utilizar a infraestrutura dos projetos de PPPs para laboratório prático e desenvolvimento acadêmico e profissional.

O projeto disponibilizará cerca de 5 mil vagas para estágio.

Wellington Dias falou que agora vai acertar com que as empresas de energia renováveis e que tenham incentivos fiscais do Governo do Estado também deverão contratar estagiários.

“Esses estudantes vão poder ser empregados depois do estágio, porque vão ter aprendizado real com as PPPs”, declarou o governador do Piauí.

O governador Wellington Dias aprovou, junto aos demais membros do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, a implantação do novo Hospital Infanto- Juvenil do Piauí. O projeto foi apresentado pela superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Viviane Moura, e substituirá o atual Hospital Infantil, passando a atender jovens de até 18 anos de idade.

A Parceria Público-Privada para a construção, operação e manutenção do novo Hospital Infantil prevê a implantação de uma nova infraestrutura para o atendimento hospitalar de crianças e adolescentes do estado do Piauí. Dessa forma, o hospital passaria a ser infanto-juvenil, o primeiro nessa modalidade em todo o estado.

A ideia é de que a concessionária forneça todo o corpo de serviços não-assistenciais (os chamados bata cinza) e deixe a cargo do Estado os serviços assistenciais referente ao corpo clínico do hospital (bata branca).

O Hospital Infanto-Juvenil nos moldes da PPP sai de 86 para 218 leitos em um novo edifício com heliponto, biblioteca, sala de aula (incluindo sala para acompanhamento escolar), auditório, brinquedoteca, lanchonete, solário, dentre outros, com previsão de parceria com duração de 20 anos. Com o novo hospital, 316 empregos diretos serão gerados e a despesa pública será reduzida.

Segundo Wellington Dias, ampliar e melhorar as condições de trabalho e atendimento à população é a finalidade.

“O que vai mudar é a infraestrutura e a forma de gestão administrativa. Essa etapa de contratação depende de organizar a perspectiva de planejamento com relação ao orçamento do Estado para que possamos atender de forma efetiva e eficiente a população que é assistida pelo hospital”, explicou o governador.

Com a aprovação pelo Conselho Gestor, o próximo passo é submeter o projeto a diálogo público e licitação. “A PPP do hospital demanda, asssim como as outras, o que chamamos de diálogo com a sociedade. É importante que levemos o modelo e o que vai ser estruturado para tratar com o Conselho de Medicina, Ministério Público e várias entidades ligadas a esse segmento. O que vier de contribuição ajuda a melhorar o projeto e a ideia do governador é passar para a segunda fase, que é a de licitação, depois que avaliarmos a adequação de acordo com a posição das equipes de profissionais”, disse a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.

Além do Hospital Infanto-Juvenil, outros quatro projetos foram apresentados pela Suparc: modernização, operação, manutenção e exploração do Terminal Turístico de Barra Grande; criação do Centro Estadual de Biotecnologia; desmobilização de ativos; reforma e revitalização do Zoobotânico.

Também foram apresentadas a prestação de contas dos projetos já contratados de Reforma do Terminal Rodoviário de Teresina Lucídio Portella, da Nova Ceasa (Centrais de Abastecimento do Piauí) e da Águas de Teresina.