Pelo menos 20 alunas da Unidade Escolar Otávio Falcão no município de Porto passaram mal simultaneamente na segunda-feira (10/06) enquanto assistiam aula, o que está sendo considerado um surto psicótico.
Segundo informações repassadas, todas as jovens têm entre 14 e 15 anos, e foram encaminhadas ao hospital da cidade para atendimento médico. A diretoria da escola informou à polícia que não há indícios de que as alunas tenham sido envenenadas. Os sintomas apresentados foram sudorese, pressão baixa, palidez, coração acelerado e choravam muito.
Uma especulação apontada é que na escola esteja havendo surto coletivo por “motivos espirituais”. Alunos relataram que na sala de aula se comentava sobre jovens que teriam tirado a própria vida e que uma das alunas já teria incorporado um espírito.
O caso está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em nota a secretaria informou que descarta qualquer forma de intoxicação, seja alimentar ou por ingestão da água disponível na escola.
Ainda segundo a nota, uma equipe multiprofissionais será encaminhada à Unidade Escolar para uma avaliação completa da real situação até a descoberta das possíveis causas da ocorrência.