O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.
No Piauí, de 77 municípios em 2017 baixou agora apara apenas 30, já a cidade de Gilbués se manteve no mapa e ainda teve sua categoria elevada de D para C, na avaliação do governo federal a cidade manteve os requisitos necessários para esta classificação.
No Brasil são apenas 539 municípios na categoria C, entre os quais está Gilbués, esta classificação possibilita mais ações e visibilidade no cenário estadual e nacional, a criação do Conselho Municipal foi importante para esta conquista.
‘Desde que assumi a prefeitura de Gilbués que a gente vem realizando diversas ações para melhorar o turismo local, bem como organizamos a parte burocrática, lutamos para permanecer no mapa e estamos felizes com a nova classificação, é um reconhecimento da nossa dedicação e esforço,’ disse o prefeito Léo Matos.
A prefeitura mapeou e descobriu alguns pontos turísticos, como é o caso da Cachoeira da Taboca, inclusive construiu e segue fazendo manutenção das estradas, o referido local ‘bomba nos feriados e finais de semana’.
Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Fonte: ascom