O 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na manhã desta terça-feira (10), coloca o Piauí como o estado mais seguro entre as regiões Norte e Nordeste, e a sexta menor taxa do país com 18,9 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes.
“Esses dados vem a confirmar o que já afirmamos em relação a queda dos índices de criminalidade no estado. Essa redução se dá principalmente pelas nossas ações voltadas no combate a violência, o que nos faz, neste momento, planejar atuações em outros campos da segurança, como o Programa de Combate ao Roubo”, disse o secretário de Segurança Fábio Abreu.
No ano de 2014, o Piauí registrava uma taxa de assassinatos por cem mil habitantes de 23,0, e de 20,8 em 2015, representando uma queda de 17% nos últimos quatro anos. Ainda de acordo com o secretário, os números divulgados pelo Anuário de Segurança, foram semelhantes aos dados também divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Sinesp do Ministério da Justiça e que a previsão é seguir a tendência de queda durante este ano.
“No próximo ano obteremos números ainda melhores, por isso vamos continuar atuando fortemente para que a população possa sentir a redução desses números no seu dia a dia”, finalizou Abreu.