A Prefeitura Municipal Olho D’água do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, e em parceria com jovens do NUCA e SCFV, realizaram na manhã desta terça-feira (17/09), campanha em alusão ao Setembro Amarelo, que visa a luta contra o Suicídio.
A conversa se iniciou com a fala da primeira dama e secretária municipal de Saúde do município Dira Lima Santos, que deu as boas vindas a todos os presentes enfatizando sobre os índices de suicídio no Piauí em relação ao Brasil, os quais ultrapassam assustadoramente, da importância de se manter uma linha de aconselhamentos e orientações efetivos, e que o município de Olho D’água do Piauí não teve nenhum registro de casos de suicídio nos últimos anos.
Em seguida fizeram uso da fala a vereadora Renata, o pastor Evalte e a Agente Comunitária de Saúde Irenildes Batista que reforçaram sobre o amor a Deus, o respeito ao próximo, a importância da prevenção ao suicídio e como ajudar as pessoas a lutar contra esse mal que assola o mundo.
A palestra foi ministrada pela Psicóloga Ramilda Farias que orientou sobre como identificar os sinais de uma pessoa depressiva e a forma correta de ajudar na recuperação do mesmo, assim como a importância da necessidade de buscar a ajuda de profissionais da saúde mental.
Na ocasião o SCFV e jovens do NUCA realizaram uma dramatização emocionante sobre o tema que despertou a atenção de todos os expectadores.
O evento aconteceu no prédio da Câmara de vereadores com uma belíssima ornamentação voltada para o tema da campanha.
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.