Com base nas metas do PNE e nos cadernos orientativos da Sase/MEC, foram constituídas oficinas, integradas por membros da Comissão e colaboradores, com a incumbência de elaborar o texto base do Plano Municipal de Educação PME/Agricolândia, contendo a análise situacional da educação no município, referente ao tema de cada meta, e de estabelecer estratégias alinhadas às do PNE e às proposições aprovadas na II Conferência de Educação, foram fundamentais neste processo de (re)pensar a educação e de traçar novas estratégias para a próxima década. O PME conta com o envolvimento do secretário municipal de Educação, Gastão, dos conselheiros municipais de Educação, dos presidentes dos fóruns municipais de Educação, dos educadores – diretores, coordenadores, professores e administrativos -, dos sindicalistas, dos empresários, dos pais e mães, dos estudantes e dos representantes dos diversos segmentos dos movimentos sociais para que o Plano Municipal de Educação surgisse de uma construção coletiva e democrática que lhe dá plena legitimidade como política pública de educação.