O Banco do Nordeste lança, nesta sexta-feira (18), por meio de seu Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), o Plano de Ação Territorial da Cajucultura de Água Branca. A iniciativa objetiva oferecer crédito, bem como diversas outras ações voltadas para o fortalecimento da atividade no Território Entre Rios, composto por três municípios: Água Branca, Agricolândia e São Pedro do Piauí. O lançamento ocorrerá às 14h, no auditório da OAB do Município.
O Plano de Ação beneficiará, inicialmente, 105 produtores, com incorporação de inovações tecnológicas e participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento. Além da equipe BNB de Água Branca, também participará do evento o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do BNB no Piauí, em exercício, Laércio Rodrigues.
A prefeitura de Água Branca é parceira do evento, e por meio da secretaria de Agricultura, Saúde, Desenvolvimento econômico e comunicação, participam deste projeto que incentiva a cajucultura.
Segundo a Agente de Desenvolvimento Econômico Silvia Sousa, este evento fortalece a economia e incentiva as microempresas e os microempreendedores individuais a investirem na valorização do caju.
Atualmente, outros quatro Planos de Ação, voltados para as atividades de apicultura, bovinocultura de leite, cajucultura e piscicultura estão em execução no Piauí. Até dezembro, outras iniciativas serão implementadas para as atividades de ovinocaprinocultura, bovinocultura e cajucultura.