Escola de Tanque do Piauí comemora 150 anos da tabela periódica

A Unidade Escolar São Sebastião, localizada em Tanque do Piauí, desenvolveu, nessa quinta-feira (28), a II Feira do Conhecimento, que nesta edição trouxe o tema 150 anos da tabela periódica. O evento teve o objetivo de contemplar a temática do projeto pedagógico estimulando os estudantes quanto à investigação científica. A programação contou com um resumo do histórico da tabela, estudo bibliográfico, apresentação em libras, experimentos e salas temáticas.




A feira foi idealizada pelo professor Genivaldo Batista, ministrante dos componentes curriculares física e química. Na oportunidade, ele relatou que o projeto surgiu da necessidade de se comemorar um fato marcante em nível mundial. “Em várias partes do mundo está sendo celebrada a criação do sistema proposto por Dmitri Mendeleev com várias informações sobre a tabela periódica”, declara o docente.

O professor destacou, ainda, que o projeto tem o intuito de realizar atividades para a comunidade local a partir dos conteúdos ministrados em sala de aula durante todo o ano.

Para o diretor da unidade, Fábio Medeiros, a tabela periódica está relacionada diretamente ao cotidiano. Trata-se de uma oportunidade que permite uma aprendizagem de fato. Uma ação como essa sempre traz uma gama de conhecimentos porque, muitas vezes, tem conhecimentos que ficam muito presos ao livro. Com esse projeto, há possibilidade de aprofundar conhecimentos e de vivenciar de fato. Não é apenas uma ação com sua culminância, mas é a apresentação dos resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo do mês. É de suma importância a prática aliada à teoria”, complementa o gestor.

Vitória Nunes, estudante do 3º ano, participou do evento destacando a contribuição do projeto para sua formação escolar. “Quando o professor Genivaldo lançou o projeto fiquei muito impressionada porque não sabia que estava completando 150 anos da tabela periódica. Pesquisei e descobri muita coisa. Não só para mim, mas para toda a comunidade é um evento que está proporcionando conhecimento a todas as pessoas. É um grande aprendizado em minha vida”, enfatiza a aluna.

A gerente da 8ª GRE, Tatiane Barbosa de Carvalho, também acompanhou a apresentação dos trabalhos. “As apresentações são direcionadas para o cognitivo. Isso é prova confirmada nos resultados dos nossos índices e nas nossas aprovações”, pontua a gestora.