A Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI ) confirmou na tarde desta terça-feira (28/04) mais uma morte por coronavírus no Piauí. Uma mulher, de 83 anos, natural de Canto do Buriti, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes. Ela tinha histórico de problema cardíaco e hipertensão.
Segundo o novo boletim, o Piauí possui 420 casos confirmados de coronavírus. O total de casos descartados é de 4.249. O total de óbitos chega a 22. 50 municípios piauienses possuem casos confirmados de Covid-19.
A secretaria de Saúde informou ainda que o total de pessoas internadas é de 158, sendo que 100 estão em leitos clínicos, 56 em Unidades de Terapia Intensiva e dois em leitos de estabilização. O total de altas médicas é de 121.
Sesapi faz esclarecimento sobre casos notificados em São Raimundo Nonato e Monsenhor Gil
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do CIEV´S (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) fez esclarecimento na tarde desta terça-feira (28) sobre as informações do boletim epidemiológico Covid-19 do dia 27/04. Na segunda (27) de abril, houve um problema nacional com o sistema onde são colocados os dados de resultados de exames. O sistema nacional GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) apresentou duplicidade de dados nos casos registrados no município de São Raimundo Nonato, especificamente.
Ainda na noite de segunda-feira, a equipe do CIEVS entrou em contato com a secretaria municipal de saúde informando sobre o erro no sistema, sendo solicitado, na ocasião, um prazo para que o boletim fosse fornecido de forma correta. Agora, após o diagnóstico concluído, a Sesapi está emitindo um novo boletim com os dados analisados.
Na noite de ontem o próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, em rede nacional, comunicou que já havia acontecido esse problema no sistema durante toda a segunda-feira.
Em relação ao município de Monsenhor Gil, é importante ressaltar que a Sesapi e o Ciev´s, apenas coletam dados que são repassados enquanto Centro de Informação. Esses dados são digitados pela fonte notificadora. Quando um exame é notificado por uma unidade de saúde ou por um laboratório, esses dados são de inteira responsabilidade dessas fontes notificadoras.
Caso aconteça um erro nessa notificação, isso poderá ir para o banco de dados, podendo, na hora da coleta, o Ciev´s repassar essa informação.
Em nota a Sesapi informou que usa de muita cautela e cuidado para avaliar esses dados para que não aconteçam erros, trabalhando com transparência e responsabilidade, sempre tentando levar a informação correta para todos os piauienses. Neste sentido, o cuidado se redobra para evitar inconsistências nos dados apresentados.