A cidade de Água Branca recebeu dia 17-01-2013, representantes das cidades que fazem parte da região do Médio Parnaíba, em um seminário para apresentação do Sistema Nacional de Cultura, o evento faz parte de uma cadeia de encontros regionais por todo Brasil. O Grupo de Dança da Escola Municipal Maria de Sousa fez uma bela apresentação para abrir o evento, em seguida foram apresentados a Sra. Cristina Vale, palestrante e consultora da UNESCO para o desenvolvimento da cultura, o Sr. Francisco Pellé, representando a FUNDAC, Fundação Cultural do Estado do Piauí e informado a presença de varias autoridades da região, como prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades que representam a sociedade.
O Prefeito Municipal de Água Branca, Jonas Moura de Araújo fez o discurso de abertura, em sua fala, disse estar muito satisfeito e honrado em receber um evento com uma importância enorme para o desenvolvimento da cultura na região do Médio Parnaíba, colocando-se sempre a disposição e colocando Água Branca a disposição para funcionar como um elo de ligação entre as demais cidades no processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
A palestrante Cristina Vale falou sobre a Lei 12.343-2010, que institui o Plano Nacional de Cultura, que norteia e define as prioridades para o desenvolvimento da cultura no Brasil. Explicou como se criar o Fundo Municipal de Cultura, onde esse fundo deverá ser aplicado prioritariamente no incentivo aos projetos culturais da sociedade, mas que podem também ser aplicados em projetos do poder público, em especial em ações compartilhadas com outras esferas do governo (estadual e municipal), nas quais são previstas transferências de recursos fundo a fundo. Logo após sua apresentação, teve um painel de discussão, onde participantes e palestrante.
Após inúmeros avanços ocorridos nos últimos anos no campo da cultura e da gestão cultura em nosso país, os maiores desafios que hoje se apresentam são, de um lado, assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura como política de estado com um nível mais elevando de participação e controle social e viabilizar recursos financeiros e humanos em todos os níveis de governo. E Sistema Nacional de Cultura é, sem dúvida o instrumento mais eficaz para responder a esses desafios, através de uma gestão articulada e compartilhada entre estado e sociedade.