A safra do caju no Piauí está sendo muito prejudicada pela estiagem, ocasionando uma queda na produção de cajuína, bebida tradicional no Estado. O problema que os produtores estão enfrentando foi destaque no Programa ‘Globo Rural’, da Rede Globo; ressaltando que em algumas regiões a queda chega a 80%.
Com a segunda maior produção do fruto no país, perdendo apenas para o Ceará, os piauienses estão tendo que buscar alternativas para suprir o mercado. A compra de caju de outros estados é cada vez mais frequente, nesse sentido, o Maranhão desponta como o maior fornecedor do fruto aos produtores do Estado.
O agricultor Antônio José Marques, contou sobre a drástica redução, ele que chegou a fazer 600 garrafas por dia, agora produz no máximo 200. “Nos anos anteriores apanhávamos baldes e baldes de caju, agora para apanhar 10 baldes é um sofrimento. Pouco caju e também a qualidade caiu”, afirmou.
Fora todos esses transtornos, a caixa do caju que custava cerca de R$ 12 está sendo vendida pelo dobro do preço.
“Não vai ter cajuína para abastecer o mercado o ano todo. Esperávamos uma grande safra, mas está sendo uma negação”, disse Lenildo Lima, presidente da cooperativa de produtores.
A expectativa é que nesse ano a produção de cajuína não chegue a 1 milhão de garrafas, ou seja, muito abaixo dos 1,5 milhão de 2011.
Qualidade do fruto foi afetada pela estiagem