Jovens de Água Branca se preparam para segunda fase da OBMEP 2019

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), realizou, nesta segunda-feira (23), o primeiro aulão preparatório para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2019. A prova em nível nacional ocorrerá no próximo dia 28 de setembro.

 

Os vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro no site da competição. Os participantes podem conquistar medalhas de bronze com premiação de R$ R$ 1.500,00; medalha de prata e o valor de R$ 2.500,00; ou medalha de ouro, com premiação de R$ 5.000,00. Além do aulão preparatório, os alunos da rede pública de ensino contam com o reforço, que já é ofertado pela SEMED.

“Nós podemos sentir um avanço bastante significativo no desenvolvimento dos alunos que estão se preparando para essa segunda fase da OBMEP. Eles estão preparados, atentos e bem participativos em todas as aulas”, diz a secretária de Educação de Água Branca, Cleidimar Tavares.

 

Cleidimar Tavares também registrou participação em audiência com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Abelardo Vilanova. “Foi uma reunião muito proveitosa, que teve como objetivo buscar parcerias para os desenvolvermos ações, junto às secretarias municipais de educação do Piauí. Água Branca, com certeza, marca presença quando o assunto é desenvolvimento em nosso município”, finaliza.

 

OBMEP 2019

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005, a OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.