O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), publicou, nessa quarta-feira (24), o resultado final do teste seletivo simplificado para contratação de profissionais para atuarem na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 no estado.
Entre os cargos convocados estão os de enfermeiro plantonista; técnico de enfermagem; fisioterapeuta plantonista; médico plantonista; médico pediátrico; enfermeiro obstétrico plantonista; médico obstétrico; médico infectologista; biomédico; farmacêutico; médico diarista; técnico em radiologia; assistente social e técnico de patologia clínica ou análise clínica.
O Estado já realizou dois processos seletivos simplificados para contratação temporária de profissionais da área da saúde e apoio para atuar no combate ao novo coronavírus no Piauí.
A Sesapi publicou, no dia 21 de março de 2020, edital nº 01/2020 para teste seletivo simplificado para suprimento das necessidades de recursos humanos nas unidades hospitalares do estado, com um total de 1.022 candidatos aprovados e classificados no referido edital, sendo que um total de 660 profissionais assumiram os cargos e estão em exercício das funções.
Com a crescente expansão do número de leitos no estado, a necessidade de recursos humanos ainda é vigente. Dessa forma, a Sesapi lançou o edital nº 02/2020, no dia 12 de junho. Com total de 3.035 candidatos inscritos, 1.891 pessoas tiveram as inscrições deferidas. O cargo de enfermeiro plantonista foi o mais disputado e recebeu 1.205 inscrições, com 775 inscrições deferidas. Já o cargo de técnico de enfermagem atraiu 976 interessados e 545 inscrições foram deferidas.
O mesmo processo seletivo também ofereceu vagas para médicos diaristas, plantonistas, infectologistas, pediatras e obstetras. Para essa área, foram realizadas 106 inscrições e 74 processos deferidos.
A Sesapi também ofereceu oportunidades para assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, técnico de laboratório de análises clínicas, técnico em radiologia e farmácia.
As contratações vão ocorrer pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogado pelo prazo necessário à superação da situação de calamidade pública, desde que o prazo total não exceda a um ano.
Os demais candidatos deferidos que não estão com o status aprovado nem classificado no resultado final no edital 02/2020 seletivo simplificado comporão cadastro de reserva da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para eventual necessidade em virtude da pandemia caudada pela Covid-19.