O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmou nesta terça-feira (14) os setores serão reabertos no dia 27 deste mês para a segunda fase da retomada das atividades na capital.
Firmino Filho disse que no dia 27 irá autorizar o funcionamento do comércio atacadista e varejista de bens duráveis de forma presencial. São os setores de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônico.
O comércio retornará com 50% da capacidade de funcionamento, quatro dias por semana.
Já em agosto, retoma as atividades do comércio varejista de bens não duráveis e incluirá os shoppings, também de forma presencial.
A primeira fase da flexibilização iria encerrar no dia 13, mas a prefeitura adiou para o dia 20. Então, na próxima segunda-feira, o prefeito autorizou e já publicou decreto, de funcionamento oss setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo. Os clientes devem ser atendidos em sistema de delivery ou drive-thru.
Firmino Filho ressaltou que a prefeitura monitora o impacto da reabertura das atividades e se houve crescimento dos casos da covid-19 irá voltar a congelar as fases da reabertura.
Ele informou que nas últimas duas semanas houveram queda dos casos da doença em Teresina.
A aglomeração de pessoas no Centro da capital é um dos problemas enfrentados pela prefeitura. Firmino lembrou que a intervenção no centro é por tempo indeterminado. “Estava havendo um funcionamento generalizado de comércio não autorizado, funcionando de forma clandestina”.
Volta as aulas
Firmino Filho informou ainda que a previsão é que o retorno das aulas nas escolas municipais ocorra no mês de setembro, seguindo o cronograma do governo do estado.