Educação: Governo do Piauí aplica prova ABC entre 12 e 23 de novembro

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), realiza, entre 12 e 23 de novembro, a aplicação da Prova ABC, que avalia o desempenho de alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, no âmbito da leitura, escritae matemática.

A Prova ABC foi o primeiro exame de larga escala, externo, da alfabetização das crianças em torno dos 8 (oito) anos de idade, que impulsionou a criação e defendeu a concepção do PactoNacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) estabelecido pelo Ministério da Educação em articulação com Estados e Municípios. O teste é coordenado nacionalmente pela Fundação Cesgranrio.

Segundo a professora Joana D´arc Alexandrino, coordenadora da aplicação no Piauí, serão envolvidas 44 escolas em 26 municípios. “As escolas da rede estadual participantes nesse processo são vinculadas a 1ª, 2ª, 6ª, 7ª, 9ª, 11ª, 13ª, 15ª, 16ª, 17ª, 18ª e 20ª Gerências Regionais de Educação (GRE´s). Cada escola terá duas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental das redes estadual, municipal e privada, totalizando uma amostra de 54 mil alunos em 2370 turmas”, afirma.

Para realização da prova ABC, efetivação das informações básicas e aprimoramento do processo, a Seduc conta com o apoio do (a) diretor (a) e demais segmentos da escola assim com a colaboração das Gre´s no sentido de acolher o aplicador que se deslocará até a sua escola para efetivar a aplicação da referida prova.

Nesta quarta (07) foi realizada a videoconferência de formação dos aplicadores da prova nas escolas do Piauí, a partir das 13h.