A conselheira Lilian Martins foi eleita, por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o biênio 2021/2022. A eleição ocorreu durante sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira (16) no plenário do tribunal. O conselheiro Kleber Eulálio foi eleito vice-presidente.
Foram eleitos ainda para a nova diretoria os conselheiros Kennedy Barros, Corregedoria-Geral; Luciano Nunes, Controladoria; e Abelardo Vilanova, Ouvidoria. Os conselheiros Olavo Rebelo e Waltânia Alvarenga foram eleitos presidentes da 1ª e da 2ª Câmaras, respectivamente.
Após ser eleita, Lilian Martins agradeceu a confiança de todos os pares, dos servidores e membros do Ministério Público de Contas. “Eu vou me esforçar ao máximo para honrar o voto de confiança que me foi dado pra fazer um trabalho que possa ser marcante em relação ao futuro e em relação às funções do Tribunal de Contas. E com a ajuda de todos vocês que poderei dar prosseguimento às gestões que me antecederam”, pontuou.
A sessão especial foi presidida pelo conselheiro Luciano Nunes, decano da Casa, que ressaltou a importância do Tribunal para a sociedade piauiense. “O TCE/PI é uma instituição centenária muito importante para o Piauí, modeladora do comportamento da sociedade, principalmente dos homens públicos. Desejo todo êxito necessário para à futura gestão”, pontuou.
Também passam a compor a nova administração do TCE os conselheiros-substitutos Jaylson Campelo e Alisson Araújo, que foram escolhidos como auxiliares da Presidência e da Corregedoria, respectivamente. O conselheiro substituto Delano Câmara será o auxiliar da Controladoria e o conselheiro substituto Jackson Veras foi eleito auxiliar da Ouvidoria e diretor da Escola de Gestão e Controle (EGC). A auditora de Controle Externo Valéria Leal foi eleita diretora executiva da EGC.
A nova diretoria tem até o dia 20 de dezembro para a posse administrativa. A nova gestão iniciará oficialmente em 1º de janeiro de 2021.
Sobre Lilian Martins
Lilian Martins é a atual vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. É mestra em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, especializada em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes.
Também foi deputada estadual por dois mandatos, e Secretária de Estado da Saúde do Piauí, durante a gestão de seu esposo, Wilson Martins, à frente do Governo do Estado.
Lilian Martins chegou ao Tribunal de Contas do Estado em 2012, após ter sido escolhida pela Assembleia Legislativa.