Audiência online reúne instituições e sociedade para tratar da concessão de serviços de resíduos sólidos em Teresina

A audiência pública virtual para discutir a concessão de serviços de resíduos sólidos em Teresina foi realizada nesta terça-feira (15), de forma remota, pela Prefeitura de Teresina e parceiros. O evento teve a participação da sociedade civil, empresa interessadas em prestar o serviço e de representantes de órgãos parceiros como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Caixa Econômica Federal e Consultoria Parceria Vital.

A transmissão ocorreu pelo canal oficial da Prefeitura de Teresina no Youtube e pode ser acessada no seguinte link: https://youtu.be/Da_oHnfxNrM. O projeto de serviços de resíduos sólidos tem como principal objetivo promover a coleta e o destino dos resíduos de forma eficaz e sustentável.

Fotos: Ascom Semplan

“A presença da concessão para a prestação do serviço também auxilia na redução dos recursos do município, que antes eram utilizados para as atividades de coleta simples. Estes poderão ser implantados em outras áreas como saúde, educação e serviços sociais que tem sido prioridade do prefeito Dr. Pessoa”, disse João Henrique Sousa, secretário de Planejamento e Coordenação.

Representando a Prefeitura de Teresina, a secretária executiva de planejamento estratégico e gestão, Kárita Allen reforçou os benefícios da concessão ao município. “Ao conceder os serviços por uma concessionária, além de poder operar o sistema de uma forma mais eficiente, a Prefeitura poderá utilizar esses recursos para melhorar outros pontos de atenção para a sociedade. Temos uma gestão que pensa a cidade para o povo e esse é mais um investimento para a população”, explicou KáritaAllen.

O projeto é uma iniciativa inovadora na Prefeitura de Teresina e serve de modelo para outros estados do país, sendo este projeto pioneiro no Brasil. “Espero que seja uma iniciativa replicada em outros Estados do país e do Nordeste. Tenho certeza que é apenas o primeiro grande passo das iniciativas que podemos alcançar e proporcionar desenvolvimento para cidades brasileiras, ” ressaltou Jamaci Júnior, representante do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Essa temática trata-se de uma concessão simples, ou seja, o serviço será prestado por uma concessionária por 30 anos, mas ao final desse prazo todos os investimentos realizados pela concessionária privada serão revertidos ao município.

“Os resíduos sólidos têm sido uma preocupação muito grande porque o país não pode crescer se desenvolver com parte da sua população vivendo próxima a lixões isso é uma coisa extremamente fora de qualquer propósito de qualquer cidade, então Teresina está de parabéns por começar esse projeto e também beneficiar os trabalhões dessa área com melhores condições”, explicou Wesley Callegari, da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI).

Deixe um comentário