A Orquestra de Violões de Teresina (OVT), realizou no final do mês de abril, inscrições para a seleção de uma bolsa de estudos na escola do renomado concertista mineiro Cristiano Braga. A ação fez parte das estratégias de divulgação do ensino e da prática do instrumento na cidade, sendo a mesma liderada pelos músicos da OVT.
Com a realização do processo de escolha, se destacou o jovem Marcos Vinícius Souza Fialho, violonista, ex aluno do Projeto de Violões, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Neste primeiro momento, irá participar apenas de aulas remotas, devendo passar para as aulas presenciais de acordo com sua desenvoltura. “A bolsa AJRodrigues foi bastante disputada, por isso me sinto grato por ter sido o beneficiado. Agora é se dedicar aos estudos para que no futuro eu seja um concertista destaque nacional”, conta Marcos Vinícius, que desde os 15 anos de idade vem se dedicando ao violão.
De acordo com Ravi Cordeiro, membro da OVT, a criação das bolsas de estudos surgiu através de uma parceria do próprio violonista mineiro com o luthier piauiense Antônio José Rodrigues (nome que homenageou a bolsa), que desde 2005 fabrica violões clássicos de seis, sete e oito cordas. Ravi Cordeiro explica que o professor é um dos mais renomados do país e que é conhecido por transformar jovens em concertistas campeões de competições nacionais e internacionais, valorizando a arte de tocar violões.
“Com essa bolsa, vamos dar a esse jovem a possibilidade de entrar no cenário cultural através dos ensinamentos de um grande concertista. Para se ter ideia dos custos, uma única aula com esse professor, custa em média R$150 reais, valor que é inviável para muitos dos jovens teresinenses”, comenta Ravi Cordeiro, afirmando ainda que essa seleção também faz parte das atividades que antecedem o Festival de Violões de Teresina, que este ano será realizado de forma remota por conta da pandemia do Novo Coronavírus.
Sobre o professor
Cristiano Braga, é professor Doutor em Música na Universidade Federal do Maranhão e em seu extenso currículo, além de professor e concertista com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional, o violonista é bacharel em violão e licenciado em música pela UFMG, mestre em música/violão pela UFRS e doutor em violão pela UFMG.
Sobre a OVT
A Orquestra de Violões de Teresina, coordenada pelo músico Dam Bezerra, é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Para mais informações sobre as ações da cultura no município, basta acessar o site cultura.teresina.pi.gov.br.