Piauí: Cruz Nonata opta por Maratona de Viena e não deve disputar Mundial

Mesmo tendo vencido duas provas de Cross Country neste ano (a última delas no Campeonato Sul-Americano, na Argentina), a fundista Cruz Nonata não deve disputar o Campeonato Mundial da categoria, marcado para o dia 24 de março, na Polônia. A meta da piauiense é correr a Maratona de Viena, agendada para o dia 14 de abril. Ano passado, ela foi sétima nesta prova.

Cruz Nonata explica que a opção pela Maratona de Viena deve-se ao fato de que o Mundial de Cross Country está bastante próximo e a prova promete ser muito cansativa. Desta forma, ela ressalta que não teria tempo suficiente para se preparar de forma adequada para a prova que será disputada na Áustria, corrida na qual pretende subir ao pódio este ano.

– O Sul-Americano já foi bem puxado. O percurso foi bem pesado, até porque no dia da prova choveu. Então, foi bastante cansativo. Mesmo assim consegui um ótimo resultado. Mas quero correr a maratona de Viena e conseguir um resultado melhor do que obtive ano passado – declarou a fundista, que treina pelo BM&F Bovespa, de São Paulo.

Cruz Nonata, que foi campeã brasileira de cross no início de fevereiro, ganhou o ouro também no Sul-Americano. Ela completou o percurso de oito quilômetros em 30:25, 25 segundos mais rápida do que a argentina Nadia Rodriguez, segunda colocada. Esta foi a primeira vitória da piauiense na competição. Campeã do Troféu Brasil nos 5.000 metros e nos 10.000 metros, a atleta ganhou medalha de prata nas duas provas no Pan de Guadalajara.

– Este ano quero me esforçar mais nas provas longas, como a maratona. Por isso, acredito que vou optar pela Maratona de Viena a disputar o Mundial de Cross. Além disso, quero ir em busca de outras maratonas por toda a temporada de 2013 – pontuou Cruz.

Em 2012, a piauiense disputou duas maratonas, uma em Chicaco, onde chegou em nono, e a de Viena, onde terminou em sétimo. O objetivo da fundista é chegar bem nessas provas e conseguir índices para novas etapas. Ela deve viajar em duas semanas para Portugal, onde faz aclimatização e curta temporada de treino para a Maratona de Viena.